Recriação histórica "Descarga da sardinha"

Depois de 2019 e 2022, a partir das 17h00 do dia 1 de agosto o início do 27.º Festival da Sardinha vai ser marcado pela recriação histórica da tradicional descarga que, até há quatro décadas, era uma atividade muito pitoresca na zona ribeirinha de Portimão, e que se perdeu quando o porto de pesca transitou para a margem oposta do Rio Arade.

Associações locais e voluntários dinamizarão a recriação deste ano, com trajes, dizeres e meios de transporte da época, sendo de referir que esta reconstituição histórica mereceu em 2020 uma menção honrosa pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia, na categoria “Inovação e Criatividade”.

Por ocasião desta recriação da tradicional da descarga à canastra da sardinha no cais da cidade, serão ofertadas senhas de degustação gratuita de duas sardinhas no pão e bebida no recinto do festival, a levantar nas entradas do recinto do festival, e a usufruir de 1 a 5 de agosto num dos espaços de restauração dinamizados pelo associativismo local.