Exposição fotográfica “E depois do adeus”

22 de abril – 18h00

Está marcada para as 18h00 do dia 22 de abril a inauguração no Museu de Portimão da exposição fotográfica “E depois do adeus”, composta por imagens de Marques Valentim, que marcará no município o início das comemorações oficiais dos 50 anos da Revolução dos Cravos.

Com o título da canção interpretada por Paulo de Carvalho e transmitida pela rádio na noite de 24 de abril de 1974 como primeira senha do 25 de Abril, a mostra fotográfica reúne em seis dezenas de imagens - algumas inéditas - os principais acontecimentos históricos que marcaram o país nas últimas cinco décadas, sob o olhar atento e artístico de Marques Valentim.

Da guerra colonial até ao presente conflito bélico na Ucrânia, de Salgueiro Maia (o rosto da revolução) até ao atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, passando por Mário Soares e outras personalidades, a exposição percorre o processo histórico de Portugal, começando no pré e pós 25 de Abril de 1974, para terminar nos dias de hoje.

Para além de momentos cruciais da vida portuguesa, entre o fim da ditadura e o início da democracia, que o fotojornalista Marques Valentim viveu e registou, há diversas imagens, algumas de grande dimensão, que serão apresentadas pela primeira vez ao público em Portimão, como forma de celebrar este importante período da sociedade lusa e do seu percurso político e social.

Nascido em Cascais no ano de 1949, Marques Valentim fez comissão de serviço militar obrigatório em Moçambique, como furriel miliciano foto-cine, após ter concluído em Lisboa o curso de Fotografia e Cinema nos Serviços Cartográficos do Exército.

Após o 25 de Abril de 1974, surge no fotojornalismo, iniciando o seu trabalho profissional na Agência Europeia de Imprensa e no diário “A Luta”, no qual permaneceu até à sua extinção em 1979. Fez parte da equipa que lançou o “Correio da Manhã” e, posteriormente, entrou para o “Portugal Hoje”, onde permaneceu até ao fim deste matutino, em 1982. Em 2001, recebeu a menção honrosa da “Visão”, relacionada com o prestigiado concurso de fotojornalismo desta revista.

Patente até 11 de junho, a exposição “E depois do adeus” poderá ser visitada no seguinte horário: terça-feira das 14h30 às 18h00; de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00.

365 dias para celebrar 50 anos da Revolução dos Cravos

Esta mostra constitui o primeiro momento de um vasto programa que se desenvolverá ao longo de um ano cheio de atividades, com o qual o Município de Portimão celebrará meio século de liberdade e democracia, culminando nas comemorações do 25 de Abril de 2024.

Sob a chancela “Portimão Terra Democrática”, a programação contará com o empenho das forças vivas da sociedade civil, incluindo o movimento associativo local, os diversos partidos políticos e todos os cidadãos de Portimão, convidados a enriquecer com os seus contributos as comemorações, em áreas como o cinema, o teatro, a literatura, a música e a dança, as exposições, a cultura popular, a participação cívica e as conversas e conferências.

Para além das muitas iniciativas já consolidadas e que, dessa forma, reúnem condições para divulgação pública, outras ainda se encontram em preparação, pelo que o programa vai ser atualizada mensalmente nos diversos canais de comunicação da autarquia.

Quanto à agenda das comemorações do 49º aniversário do 25 de Abril em Portimão, com os momentos oficiais e as iniciativas preparadas pelo movimento associativo, pode ser consultada em: https://view.publitas.com/municipio-de-portimao/programa-50-anos-25-de-abril-portimao-terra-democratica/