À Descoberta do Turismo Industrial

1117x446px sala de descabeco do museu de portimao

16 de abril – Inscrições abertas

O Museu de Portimão volta a integrar o programa de atividades “À Descoberta do Turismo Industrial”, que este ano decorre entre 10 e 16 de abril, fazendo parte dos 14 parceiros algarvios representados nesta iniciativa, promovida no âmbito da Rede Portuguesa do Turismo Industrial.

Em segunda edição, o evento passa pelo Museu de Portimão e zonas limítrofes no próximo dia 16 de abril, a partir das 15h00, na forma de uma visita guiada sob o tema “No Tempo das Fábricas”, durante a qual os participantes conhecerão a realidade fabril e social de há algumas décadas e a sua relação com a envolvente social e urbana da cidade.

A atividade é gratuita, embora careça de inscrição prévia, e dirige-se a todos os interessados, que poderão usufruir de uma experiência autêntica e original de turismo industrial, contactando com os produtos e processos produtivos, distintos na tradição e na modernidade, para o que devem inscrever-se desde já através do telefone 282 405 230 ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O Museu de Portimão assume-se, claramente, como um observatório permanente da evolução histórica e social da comunidade local e laboratório de ideias para a produção de conhecimento e de salvaguarda do património cultural e das qualidades singulares da sua identidade, uma vez que saber a história da cidade de Portimão, narrada pela indústria, é compreender e valorizar a sua identidade e autenticidade.

O evento “À Descoberta do Turismo Industrial” constitui uma semana temática à descoberta do património cultural e das atividades produtivas das várias regiões de Portugal, propondo no Algarve visitas guiadas a fábricas de cortiça, salinas, museus e exposições, com degustações em adegas de vinho e lagares de azeite, além da incursão a uma mina de sal-gema que tem 230 metros de profundidade.

A iniciativa é organizada pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, da qual a Região de Turismo do Algarve faz parte, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, através do Museu local.