III Simpósio Internacional de Pintura de Portimão

banner site museu 1117x446px

6 a 11 março

A terceira edição do Simpósio Internacional de Pintura de Portimão decorre de 6 a 11 de março no hall do auditório do Museu de Portimão, sempre entre as 9h30 e as 18h00.

Esta edição convida à exploração do tema “Liberdade e Mulher”, atraindo ao Museu de Portimão quatro artistas reconhecidas internacionalmente, de diversas culturas e religiões, para interpretarem sob a forma pictórica (pintura) temas como os refugiados, a violência de género, e a sustentabilidade. Os sinais do tempo inspiram novos registos e abordagens sobre assuntos delicados e urgentes na sociedade, sobretudo em defesa dos valores culturais, uma vez que os pensamentos e as ações ajudam a despertar razões muitas vezes esquecidas ou ignoradas.

Assim, e sob o mote “Liberdade e Mulher”, Aseel Azizieh, da Jordânia, Rasha Deeb, da Síria, Toña Gomez, de Espanha e Kinga Subika, da Polónia, darão asas à sua criatividade.

Ao longo destes seis dias, será desenvolvida uma investigação artística, abstrata e contemporânea sobre o tema proposto, num formato de atelier aberto, oferecendo a oportunidade de diálogo, não só entre os artistas envolvidos, mas também aberto à comunidade interessada, que é encorajada a participar e usufruir do simpósio.