Histórica embarcação “Moira” regressa a Portimão

1117x446px embarcacao

A histórica embarcação “Moira” regressou no dia 9 de setembro de 2021 a Portimão, onde ficará acostada junto ao Museu. Este barco, construído em 1936, em Sesimbra, mas que operou na pesca costeira, na cidade portimonense, entre 1941 e 1969, foi doado ao Município pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

Portimão aceitou a doação da “Moira” tendo em conta o interesse patrimonial e histórico da embarcação construída em madeira, e o facto de se tratar de um dos últimos exemplares do género, constituindo um testemunho social e cultural que importa manter e valorizar.

O bom estado de conservação e as poucas transformações que apresenta relativamente ao original, conferem à embarcação um importante ativo turístico e cultural para a cidade e para a região algarvia, não só devido à sua fruição e preservação, como também pelo seu uso em futuras recriações de descarga do peixe, no âmbito do Festival da Sardinha e na criação de mais um ponto de interesse junto ao pontão do Museu de Portimão, local onde foi instalada uma doca seca para acostagem e amarração da “Moira”.
De referir que a “Moira” encontra-se acostada na plataforma junto ao pontão do Museu de Portimão, podendo ser apreciada, acrescentando assim mais um elemento importante no discurso museográfico do Museu de Portimão.