Novas exposições

*** INAUGURAÇÃO DAS EXPOSIÇÕES ADIADAS ***
*** Como medida preventiva, em estreita articulação com a autoridade local de saúde pública, informa-se que as inaugurações foram adiadas. ***

Inauguração das exposições "Memórias da Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019" e dos "25 anos d'O Teatro da Caverna"
Inauguração 17h00

No próximo sábado, 14 de março, o Museu de Portimão inaugura, a partir das 17h00, duas exposições pautadas por cliques de grandes emoções desportivas e pelo percurso cultural de um grupo de teatro escolar que está a festejar 25 anos de atividade.

A exposição fotográfica sobre Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019 (CED) retrata alguns dos momentos marcantes de um programa que envolveu todo o concelho, tendo atraído cerca de 550 mil protagonistas, entre praticantes, espetadores, voluntários e parceiros. Ao todo foram mais de 700 eventos desportivos, dinamizadas cerca de cem formações e ações de sensibilização e promovidas mais de 20 atividades desportivas inclusivas.

Todos estes números concorreram para a escolha de Portimão como Melhor Cidade Europeia do Desporto em 2019, representando esta mostra uma janela privilegiada para um ano extraordinário, de grande vitalidade e energia, com uma programação intensa de eventos desportivos que deixaram um legado inestimável.

A seleção de imagens, que traça um retrato diversificado da CED 2019, conjuga as perspetivas dos fotógrafos Filipe da Palma (Câmara Municipal de Portimão) e Miguel Veterano (Kore), com as imagens captadas pelos jovens André Guerreiro, Jéssica Coelho, Ana Kovdiei, Verónica Santos, Beatriz Cardoso, Jack Palmer e Ângelo Zambujo, alunos do Curso Profissional Técnico de Fotografia da Escola Profissional Gil Eanes. Nas fotografias reunidas perpassam o movimento, o esforço, a superação, a inclusão, o espírito de união e o desejo de conquista de atletas que deram o máximo de si, tendo sempre presente o apoio das multidões.

EDUCAÇÃO PELA ARTE TEATRAL

Quanto ao grupo da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes - O Teatro da Caverna, foi formado no ano letivo de 1993/94 como projeto extracurricular. Integrando todos os alunos do Ensino Secundário que desejem experimentar a expressão teatral, tem-se revelado desde a primeira hora um importante elo de ligação entre a escola, a família e a comunidade, ao criar um espaço próprio no universo cultural da cidade de Portimão.

Ao longo dos anos, este projeto contribuiu para a formação pessoal, escolar, cívica e artística dos jovens e para a criação de um público de teatro. Prova disso são os mais de 20 espetáculos apresentados ao longo destes 25 anos de atividade artística, que, através de fotografias, apontamentos de cenários, adereços, guarda-roupa e cartazes, conduzem o visitante da exposição pelos meandros do que foi o percurso do grupo, em prol da educação pela arte.

Esta iniciativa conta com o apoio da Escola Profissional Gil Eanes de Portimão, do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes e do Grupo de Teatro da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes - O Teatro A Caverna.

As duas exposições podem ser visitadas até ao próximo dia 3 de maio, no seguinte horário: terça-feira das 14h30 às 18h00; de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00.