Prémio Museu Portimão

EMYA 2019 1117x446px

O “PRÉMIO MUSEU PORTIMÃO”, criado pela primeira vez no âmbito do Prémio Museu Europeu do Ano (EMYA-European Museum of the Year Award) organizado, desde 1977, pelo European Museum Forum e pelo Conselho da Europa, é patrocinado pelo Município de Portimão visando distinguir anualmente o “MUSEU MAIS ACOLHEDOR DA EUROPA” e cuja atribuição terá lugar em Maio de 2019, na cidade de Sarajevo/Bósnia e Herzegovina, por ocasião da próxima cerimónia de entrega dos prémios EMYA.

Pretende-se com este novo prémio destacar de entre os museus europeus aquele que demonstre e transmita, uma melhor, mais humana e amigável atmosfera de acolhimento e acessibilidade aos seus visitantes

Enquanto território de intenso cruzamento de civilizações, povos e culturas Portimão é hoje uma cidade que recebe e acolhe centenas de milhares de turistas todos os anos, empenhada na divulgação e na valorização da sua singularidade histórica e social, refletidas no Prémio Museu do Concelho da Europa, atribuído ao Museu de Portimão em 2010.

Este novo prémio pretende ser, no âmbito da museologia europeia, um estímulo para uma maior reflexão e um contributo para uma maior atenção sobre as boas práticas de bem receber e acolher, que no Município de Portimão se estimula e pratica.

Este ano, para além das cinco diferentes categorias de prémios: Museu Europeu do Ano, Conselho da Europa, Silletto, Kenneth Hudson e Sustentabilidade, será marcado pela atribuição de uma nova categoria o “Prémio Museu Portimão”, com o qual se pretende destacar o Museu considerado, pelo Júri do EMYA, como o mais acolhedor da Europa por entre os 40 museus já nomeados.

Mais informações e inscrições: www.emya2019.com