Cidade Europeia do Desporto 2019

A exposição fotográfica sobre Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019 (CED) retrata alguns dos momentos marcantes de um programa que envolveu todo o concelho, tendo atraído cerca de 550 mil protagonistas, entre praticantes, espetadores, voluntários e parceiros. Ao todo foram mais de 700 eventos desportivos, dinamizadas cerca de cem formações e ações de sensibilização e promovidas mais de 20 atividades desportivas inclusivas.

Todos estes números concorreram para a escolha de Portimão como Melhor Cidade Europeia do Desporto em 2019, representando esta mostra uma janela privilegiada para um ano extraordinário, de grande vitalidade e energia, com uma programação intensa de eventos desportivos que deixaram um legado inestimável.

A seleção de imagens, que traça um retrato diversificado da CED 2019, conjuga as perspetivas dos fotógrafos Filipe da Palma (Câmara Municipal de Portimão) e Miguel Veterano (Kore), com as imagens captadas pelos jovens André Guerreiro, Jéssica Coelho, Ana Kovdiei, Verónica Santos, Beatriz Cardoso, Jack Palmer e Ângelo Zambujo, alunos do Curso Profissional Técnico de Fotografia da Escola Profissional Gil Eanes. Nas fotografias reunidas perpassam o movimento, o esforço, a superação, a inclusão, o espírito de união e o desejo de conquista de atletas que deram o máximo de si, tendo sempre presente o apoio das multidões.

(18 maio a 15 de novembro)