Encontros Günter Grass

Günter Grass nasceu a 16 de outubro de 1927, em Danzig. Fez formação na arte da cantaria em Düsseldorf, em 1947. Frequentou depois a Academia de Belas-Artes de Düsseldorf, desde o inverno de 1948 até 1952, tendo feito estudos,posteriormente, na Escola Superior de Belas-
-Artes de Berlim, entre 1952 e 1956.

Alguns títulos: Die Blechtrommel [O Tambor de Lata], romance, 1959; Der Butt [O Pregado], 1977; Die Rättin [A Ratazana], 1986, Unkenrufe [Mau Agoiro], prosa narrativa, 1992; Fundsachen für Nichtleser [Achados para Não-Leitores, livro sem tradução portuguesa], aguarelas e poemas, 1997; Beim Häuten der Zwiebel [Descascando a Cebola], livro de memórias, 2006; Unterwegs von Deutschland nach Deutschland – Tagebuch 1990 [Em Viagem de uma Alemanha à Outra], 2009. Até pouco antes da sua morte, Günter Grass trabalhou no seu último livro, Vonne Endlichkait [Sobre a Finitude], publicado em 2015. A mais alta distinção com que foi agraciado, de entre muitas, foi o Prémio Nobel da Literatura, em 1999. Günter Grass morreu a 13 de abril de 2015, em Lübeck.

«Um pintor que escreve é alguém que não muda de tinta.» Este dito de Günter Grass ilustra o entendimento que tem de si próprio enquanto artista. Para ele, palavra e imagem constituem uma unidade. Günter Grass estudou, na juventude, pintura e escultura em Düsseldorf e Berlim. Enquanto escritor, é um autodidata. Logo no seu primeiro livro, Die Vorzüge der Windhühner [As Vantagens dos Galos dos Ventos, livro sem tradução portuguesa] (1956), Grass combina poesia e prosa com alguns desenhos; e, no último livro, Vonne Endlichkait» [Sobre a Finitude] (2015), permanece fiel a este princípio.

Grass encontrou em Portugal, desde o início dos anos 80, a tranquilidade que muitas vezes procurava em vão na Alemanha. No Algarve surgiram muitos desenhos, aguarelas, esculturas e manuscritos. Grass gostava muito de trabalhar ao sol de Portugal, quando na Alemanha era já outono ou inverno. Plantou agaves no seu terreno, extraiu tinta de chocos com as próprias mãos e, como cozinheiro, utilizou com paixão os produtos da região.

(8 de Dezembro 2017 a 4 de Março 2018)