Passageiros do Vento

A exposição “Passageiros do Vento", de Rodrigo Vilhena é uma interessante mostra tendo o mar como denominador comum. Passageiros do Vento” é uma exposição de Rodrigo Vilhena na qual o artista constrói uma narrativa de pinturas de marinhas onde, o visitante /observador, se cruza e funde com o viajante do mar, a oscilação das ondas e a flutuação da linha de horizonte.

No espaço da exposição, para além das pinturas da "arte marinha" que representam paisagens puras, sem nenhum elemento humano, percecionamos duas esculturas pictóricas intituladas de “Pangea 1” e “Pangea 2”, duas construções- quase mecânicas, que se movimentam no espaço do museu, preenchidas com pinturas de pequeno formato, desfiando o espectador a aventurar-se numa outra viagem, em caminhos aleatórios, tornando-se ele próprio o Passageiro do Vento!

O mar é o elo. Imaginamos na impressão dos detalhes entre os vários céus e nuvens, sentimos o movimento das ondas e a espuma dos mares. Em “objetos-navais”, velejamos no universo, uma dimensão para além do espaço e do tempo.
Quase num desvanecer dos mares, em poucas pinceladas, em pequenos apontamentos de azuis e de brancos, Rodrigo Vilhena expressa a jornada existencial do ser, narrada por imagens pictóricas, em variações de um olhar de um passageiro dos mares esculpidos pelo vento e pelas cores.

(17 junho a 23 julho de 2023)