Água é Vida

A exposição “Água é Vida”, de Gudrun Bartels, artista alemã que durante os meses de inverno vive e trabalha no Algarve, grande parte dos quais na costa oeste do Atlântico, perto de Aljezur.

Gudrun Bartels nasceu no norte da Alemanha, em Bremen. Depois de estudar arte na Universidade de Göttingen, começou a trabalhar como artista, mostrando o seu trabalho em inúmeras exposições no país e no estrangeiro incluindo nesta sua preferida região algarvia.

O seu trabalho é muito influenciado pelo mar, com os seus fluxos e refluxos, as ondas, o vento, os cheiros, os sons e o horizonte. A sua cor favorita é, por essa razão, o azul, que se reflete numa linguagem visual muito própria, onde o elemento água predomina nas telas e na instalação que partilha nesta exposição, no Museu de Portimão.

A expressão estética e cromática dos seus trabalhos, que combina tintas a óleo e acrílicas com giz e pigmentos, é o resultado dessa inspiradora e envolvente natureza marítima, presente no geometrismo dos seus padrões gráficos, jogos de cores e abstrações da paisagem atlântica, com suas diferentes luminosidades e facetas.

Exposição integrada nas Jornadas Europeias do Património 2022, com o tema “Património Sustentável”, e onde a temática desta exposição “Água é Vida“ se enquadra perfeitamente no processo de uma importante reflexão para um futuro mais sustentável e resiliente, no contexto das alterações climáticas e da degradação ambiental.

(23 de setembro a 13 de novembro de 2022)