100 anos - Ponte Ferroviária de Portimão

Exposição comemorativa da inauguração da Ponte de Caminho de Ferro de Portimão, há 100 anos atrás em 1922, na qual revelam os principais e decisivos momentos da sua construção sobre o rio Arade, da implantação da estação de Portimão no seu local definitivo e da conclusão do ramal Tunes-Lagos.

Através desta mostra somos confrontados com o longo período das difíceis vias de acesso entre o Algarve, Portimão e o resto do país e a penosa odisseia que era viajar nesses tempos, como nos dá conta o antigo Presidente da República e ilustre escritor portimonense, Manuel Teixeira Gomes.

Recordam-se os 66 anos desde a inauguração da primeira linha do caminho-de-ferro em Portugal, em 1856, o seu lento avanço até Faro em 1899, a chegada do primeiro comboio a vapor, em 30 de julho de 1922 a Portimão e ao barlavento algarvio, podendo os portimonenses conquistar finalmente o direito a terem uma estação na sua própria terra.

Para além dos aspetos históricos desta evolução ferroviária, a exposição mostra novos e mais contemporâneos olhares artísticos e fotográficos, sobre a Ponte do Caminho de Ferro , por parte de fotógrafos locais com particular relevo para Júlio Bernardo.

(30 de julho a 11 de setembro de 2022)