Ouvir o Oceano

Numa área de forte ligação à cultura marítima como é o caso do Museu de Portimão, do próprio Município de Portimão e do Algarve, esta iniciativa é uma forma encontrada pela artista, para expressar de chamar a atenção e transmitir uma forte mensagem para a necessidade de proteger a beleza e a pureza dos oceanos, evitando a sua degradação em especial, através de descargas de resíduos poluentes, embalagens de plástico e da pesca furtiva.

Estes materiais representam uma real ameaça de extinção de muitas espécies de peixes, crustáceos, mamíferos, tartarugas e recifes, pela poluição que provocam e as suas pinturas e esculturas, lembra-nos a necessidade não só de pensarmos mas também de agirmos todos os dias para salvar o oceano, evitando a sua contaminação.

Este projeto de exposição, na sequência da sua escultura “O Desperdício de um Golfinho” apresentada na zona ribeirinha junto ao Museu de Portimão em 2019, surgiu após uma viagem de barco da artista a Durban, na África do Sul, onde BJ Boulter se inspirou, lembrando que observara “um mar cintilante, bonito, mas chocante" polvilhado de plásticos.

A artista sublinha que o trabalho surge numa época em que a sociedade começa a reagir sobre a ideia de que o tempo se está a esgotar, e de que algo deve ser feito, relativamente ao ambiente. Diz eu “Quando vejo a forma descuidada como nós humanos estamos a tratar a nossa terra e os seus habitantes, fico muito preocupada. Quero dizer-lhes para pararem e ouvirem o grito das aves, a angústia dos animais e o chamamento silencioso daqueles que habitam nas profundezas do mar, contaminados pelos nossos hábitos descuidados. Ouvir o Oceano é urgente!

Bárbara Jane Boulter (BJ Boulter) é artista plástica, designer e produtor de filmes. Cresceu na Tanzânia e Uganda e foi educada no Quénia e em Londres. A artista chegou ao Algarve em 1962, quando os pais britânicos adquiriram a Residencial Pinguim, na Praia da Rocha.

(10 de julho a 21 de novembro de 2021)