Passear pela História da Zona Ribeirinha

Na Praça Manuel Teixeira Gomes e patente até ao dia 29 de setembro poderá ser apreciada a Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”, organizada pelo “GAMP - Grupo de Amigos do Museu de Portimão”, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia de Portimão, o Museu e o Município de Portimão.

Potenciador de diversos encontros civilizacionais, económicos e culturais, este lugar de “partidas e chegadas”, localizado na margem direita do Arade, foi sendo desenhado e transformado na sua forma urbana atual, através do recurso a terras conquistadas ao rio.
Desde sempre e ao longo do tempo, se revelou uma zona portuária de forte intercâmbio comercial, marítimo e industrial, especialmente direcionada para a realidade piscatória, com especial destaque para a descarga do peixe, um dos momento mais aguardados e intensamente vividos no antigo cais, antes da mudança final dessa atividade para as novas instalações na margem esquerda do rio, em 1987.

Esta é já terceira edição de um projeto de exposições de rua, iniciado pelo Grupo de Amigos do Museu de Portimão em 2017, onde, através de painéis metálicos e fotografias de grandes dimensões, a população residente, demais visitantes e turistas, são surpreendidos e confrontados com um inesperado mas agradável momento de encontro, com imagens que marcaram a evolução histórica e social de Portimão e, neste caso, com esta dinâmica área localizada à beira-rio.

“Passear pela História” é uma proposta de exposições que pretende igualmente fortalecer a identidade da comunidade, valorizar a cidade e o Município, enquanto destino cultural e de lazer, proporcionando de forma informal, uma descontraída viagem no tempo, entre memórias e as vivências sociais resultantes de uma geografia atlântica e fluvial, que sempre caracterizou historicamente este Município.

Créditos fotográficos: Filipe da Palma

(10 de Agosto a 29 de Setembro)