Nem tanto ao mar, Nem tanto à terra

Esta nova rubrica dá a conhecer vivências, saberes e quotidianos de quem vive ou trabalha neste concelho e que passam por atividades ligadas ao mar ou à terra, alimentando a ideia de complementaridade e fluidez que sempre houve entre a costa e o campo.

Através de alguns excertos de filmagens, "Nem tanto ao Mar, nem tanto à Terra", traz-nos semanalmente retratos de algumas atividades e de pessoas que ilustram essa realidade.

Virgílio Costa | 2014

“A poda do vimeiro e o vime na cestaria”

Gostaríamos de iniciar esta rubrica, com uma singela homenagem ao Sr. Virgílio Costa (1956-2021), que nos deixou recentemente e a quem somos gratos não apenas pelos seus ensinamentos acerca do vime e da cestaria, mas igualmente pelo carinho com que nos “adotou” ao longo dos anos, através das várias colaborações que teve com o Museu, passando a fazer parte desta família.

Os nossos sentidos pêsames à D. Maria de Fátima, restante família e amigos.