Conservar para durar

publicacao0 382x356pxNada dura para sempre, tudo tem um tempo limitado de vida, mas e se podermos aumentar esse prazo?
E se os objetos que constituem o património tiverem a possibilidade de terem uma vida mais prolongada?
Uma nova trajetória?
Ou uma nova maneira de serem vistos?
Este é o objetivo central da conservação, poder retardar a degradação, permitir a fruição e evitar a perda do conteúdo de cada peça.

Todo este trabalho é feito no Laboratório de Conservação e Restauro do Museu de Portimão e só é possível graças ao estudo da natureza dos artefactos e à análise da sua degradação, elementos que conduzem ao desenvolvimento de técnicas para a sua preservação.

Nesta rubrica iremos levar até si alguns destes trabalhos. Estejam atentos!

  

Pórtico D. João II

Pórtico D. João II

Designado por Pórtico de D. João II, trata-se de uma estrutura em pedra do que seriam as cantarias da última morada do “Príncipe Perfeito” que viria a falecer na Vila de Alvor.

Este elemento patrimonial é formado por um conjunto de pedras separadas e assentes no lugar, composto por verga, ombreira e aquelas que seriam os socos. Não sendo uma cantaria enobrecida é chanfrada e aparelhada, típica dos guarnecimentos dos vãos de portas das construções regionais da época.
Considerando a exposição dos materiais construtivos faces aos elementos naturais era notório algumas sujidades e ataque biológico visível pelo crescimento de musgos, algas e líquenes.
A intervenção baseou-se na limpeza por jato de água e colocação de agente biocida.

Limpeza de metais arqueológicos

Limpeza de metais arqueológicos

O laboratório de conservação e restauro do Museu de Portimão é o responsável por uma série de intervenções em objetos arqueológicos, independentemente da sua natureza, proveniência ou idade. Neste caso efetuámos uma intervenção de limpeza numa moeda, ceitil (2ª Dinastia). Esta ação irá permitir identificar o reinado da sua cunhagem, bem como a sua apresentação numa qualquer exposição futura, o seu armazenamento ou até o seu empréstimo.


                                                                                                                                      logoCmp



@2018 - Sítio oficial do Museu de Portimão. Todos os direitos reservados.